sábado, 5 de junho de 2010

1ª Semana de Junho | Análise do Dow Jones e Ibovespa

Como já foi avisado antes da segunda metade do mês de maio a Equipe Rick Traders tem alertado que não é hora de ficar comprado na bolsa, eliminando qualquer tipo de recomendação para SwingTrade.

Muito duvidaram as nossas análises pois no meio a todo esse turbilhão muitas fontes onlines e jornais começaram a salpicar dicas de que era o momento de comprar ações.
Quem não se lembra daquela foguetada da JP Morgan na BVMF3 no dia 26 de maio em que o ativo no final do pregão atingiu 11,11% . Curiosamente pouco antes a mesma corretora estrangeira soltou dicas de compras sendo que nenhuma delas era citado a tal BVMF3.
Mas porque ela não citou a BVMF3 provavelmente precisava de alguma distração para comprar tudo e mais um pouco naquela movimentação estúpida no final de pregão. E nessa brincadeira ela comprou 21.343.400 ações com um preço médio de 11,97 um compra estimada em R$255.480.498. 
Mas nada é por acaso já sabiam que no dia seguinte o mercado americano ia dar uma esticada e o melhor de tudo sairia no dia seguinte um Fato Relevante bastante favorável a BVMF:

COMUNICADO AO MERCADO
"A BM&FBOVESPA (Companhia) comunica que a agência de classificação de risco de crédito Moody's Investors Service atribuiu, hoje, os ratings de emissor em moeda local A1 na escala global e Aaa.br na escala nacional brasileira à Companhia. 
Além disso, segundo a referida agência, a perspectiva para os ratings é estável.
São Paulo, 27 de maio de 2010
 "

Mas o que tudo isso quer dizer?
Você está sendo enganado, neste mesmo dia 26 saíram notas otimistas de que os estrangeiros entraram forte na bolsa blablabla.... mas não levaram em consideração os dias anteriores, quem estava vendido e muito menos porque eles entraram.
Entraram pra fazer o repique e fazer exatamente o que aconteceu várias ações subiram sem qualquer respaldo Econômico Mundial, subiu por subir e o pior os que estavam vendidos ficaram comprados para que os comprados ficassem vendidos.

Um pouco mais de uma semana depois o que acontece.... crise na Hungria, e taxa de desemprego acima das expectativas dos analistas. Tudo isso já era previsível dados mascarados, altas sem fundamentos e o pior de tudo o fluxo de capital estrangeiro no Brasil continua  muito negativo, todo aquele repique e alvoroço não deu em nada só prepararam o caminho pra entrega do Cavalo de Tróia com direito a cheque especial.

Nos dados de hoje é mais uma vez evidente que quem manda na bolsa são os gringos e sem eles o IBOV não é nada. (pode ficar com raia essa é a realidade). Morgan Stanley que na última semana foi protagonista dos repiques hoje é protagonista em volume da bolsa e o terceiro maior saldo negativo do dia (vide fotos).

Está tudo muito claro repique, troca de cadeiras, todo mundo voltando as compras dando liquidez pra saída de quem faz a bolsa andar.


Volume do dia 04/06


Corretoras Vendidas no Ibov


Análise do DowJones hoje ela rompeu o que chamo de zona sombria, abaixo dos 10k pontos o índice é muito afetado principalmente no lado emocional, é aquele limite que ninguém quer ver ser quebrado e ele foi rompido com um volume "interessante". Notem que as barras de volume fazem uma ladeira decrescente e no dia de hoje aparece um "salsichão bem vermelho" dado que merece muita cautela por parte dos investidores porque tudo pode acontecer.
DJIA Diário


O Ibovespa fez exatamente o que eu esperava, fez um topo quádruplo com ínfimas diferenças. Há de se destacar a porcaria que fizeram na bolsa no dia 31 de maio dia em que subiram o índice em 1,77% com um  volume ridículo, neste mesmo dia subiram PETR4 em 4,96% demonstrando mais uma vez que o Brasileiro está operando de forma equivocada e que grande parte dos que participaram deste movimento foram contrários ao fluxo dos estrangeiros.

IBOV Diário

O que espera da próxima semana, primeiro não dormir comprado e segundo aguardar por notícias que pode ser boas ou ruins não esquecendo que a Europa tem muito espaço pra ceder a crise pois só agora começamos a ter noção de que lá o bicho tá pegando.
É evidente que os Americanos vão querer ver o DowJones acima dos 10k mas até lá tudo é possível.

Abraço e Bons Investimentos
 Ductor

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Crise na Hungria faz ações caírem nos EUA

sexta-feira, 4 de junho de 2010 18:50h

GUSTAVO NICOLETTA  Agencia Estado

NOVA YORK - Os principais índices do mercado de ações dos EUA fecharam o dia em queda, em reação aos dados de emprego no país, mais fracos que o esperado, e diante do receio em relação à Hungria. O vice-presidente do partido Fidesz, que venceu as eleições gerais húngaras em abril, afirmou que o país está diante de uma crise de dívida soberana semelhante à da Grécia.

Embora não faça parte da zona do euro, a Hungria é um importante parceiro comercial dos países que utilizam a moeda europeia. "Recebemos um cartão postal da Hungria - as coisas não estão boas, mandem dinheiro. É um lembrete de que a questão da dívida ainda está lá e é importante", afirmou Karl Mills, gerente do Counterpoint Select Fund.

Ao fim da sessão, o índice Dow Jones caiu 3,15%, para 9.931,97 pontos, o menor nível de fechamento desde 8 de fevereiro. Na semana, o indicador acumulou queda de 2,02%. Já o Nasdaq recuou 3,64%, para 2.219,17 pontos, no menor nível de fechamento desde 26 de maio. A queda acumulada da semana foi de 1,68%. O S&P 500 caiu 3,44%, para 1.064,88 pontos, registrando o fechamento mais baixo desde 8 de fevereiro e um declínio acumulado de 2,25% na semana.

Todos os componentes do Dow Jones encerraram a sessão em território negativo, puxados pelo declínio das ações da Caterpillar (baixa de 5,48%), da American Express (queda de 5,25%) e da Boeing (recuo de 4,79%).

Dados divulgados mais cedo pelo Departamento do Trabalho dos EUA mostraram que a economia do país teve um ganho líquido de 431 mil novos postos de trabalho em maio - o maior aumento desde março de 2000. No entanto, o número foi favorecido por 411 mil novas contratações temporárias do governo norte-americano para a realização do censo. Analistas esperavam que a economia dos EUA gerasse 515 mil novos postos de trabalho em maio.

"Esse número de emprego foi definitivamente uma decepção", disse Terry Morris, gerente de portfólios do National Penn Investors Trust. "Hoje tivemos uma aula de como o medo pode atingir os mercados e de como os indicadores podem apontar para um cenário menos que positivo", disse Quincy Krosby, estrategista-chefe de mercado da Prudential Financial. "É um mercado tentando se ajustar para um cenário de crescimento mais lento."

Na New York Stock Exchange (Nyse), o volume negociado alcançou 1,635 bilhão de ações, de 1,222 bilhão de ações na quinta-feira. Na Nasdaq, o volume somou 2,262 bilhões de ações - 322 ações subiram e 2.406 caíram. As informações são da Dow Jones.

Como ser Trader e botar cada macaco no seu galho!

Há de se notar que em contradição a inúmeros jornais e informativos financeiros de milionárias corretoras e bilionários bancos tivemos nesta semana e na semana passada recomendações de compra de ações pois o momento "seria perfeito".




Depois de tanta indicação finalmente compreendi porque Ação é investimento para Longo Prazo. Imagina se o "cara" que só faz isso da vida cria fundos e toma prejuízo superior a 20% num mês fora as recomendações infrutíferas de aplicações imagine você... amador do assunto... como poderia lidar com essa situação para ter lucros?
 Só mesmo no longo prazo né!

Curioso é ver os mega especialistas olhando gráficos ondas, técnicas, barras, linhas.. é tanta coisa que só falta olhar no caleidoscópio e daí decidir se vai comprar ou vender porque no final das contas esses caras não tem a mínima noção do movimento seja ele pra cima, pro lado ou pra baixo.

Movimento de ativo da bolsa está relacionado com vários fatores e só olhar pra ela não vai te dar garantia de lucro, se algum "especialista" faz isso desconfie, estude e descubra por sí só pois as chances de você ou ele acertarem é a mesma, é o famoso cara ou coroa tendo ainda a chance de lateralizar e tudo ficar na mesma.

Analista gráfico que não tem bom senso de analisar fatos dos mercados deveria ser proibido de operar, pois para isso os computadores são mais eficientes dão menos custos e só respondem o que nós querermos sem baboseiras ou miraculosas estratégias matemáticas.

Este é meu segundo dia no Blog criado não só para informar mas para destacar caminhos mais seguros de investimento na renda variável. 
Não vou estar aqui sendo o salvador da pátria mas não vou ser blasfemo de profetizar algo que só Deus sabe. 
Operar com segurança seria o mesmo que dirigir com um saco na cabeça, ou digirir na escuridão sem farol ligado. No trade nós precisamos de alguns "dados" que vem a diminuir a o risco das operações saber identificar os "dados" interpretá-los e tirar proveito deles exige algo que até hoje não li em nenhum desses livros, pdfs, video aulas, aulas presenciais...
No final esses livros tendem a colocar a pessoa na média do mercado e como muito é dito por ai na bolsa de valores só 10% tiram lucros e os demais 90% tomam prejuízo, então toma cuidado, seja seletivo e analise se tudo que você estuda está sendo aplicado na vida real.

Estude, Reflita, crie técnicas e Filosofe e não cai na asneira de achar que o cara que tem 30 anos de mercado é melhor do que você porque ele não tem o dom de te afirmar se a bolsa vai subir ou cair com certeza. Essa experiência não faz ele precisar em que horas o "robozinho" do gringo vai vender mais ou menos, nem o dia e muito menos o ativo.

Trade é igual futebol se você não ficar 100% atento vai tomar frango, lençol, Olé isso se não acabar com a carreira antes mesmo do imaginado.






Sejam bem vindos e bons investimentos!
Ductor 

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Parece que ninguém percebeu mas a Bolsa cometeu um grave erro no Leilão de Fechamento de PETR4

E parece que ninguém viu mas um erro gravíssimo aconteceu após o fechamento da PETR4 do dia 28/05/2010.
Como podemos ver após o encerramento do leilão às 17:07:18s no valor de R$26,20 aparecem duas negociações no horário de 17:15:47 no valor de R$28,14 e 17:16:51 no valor de R$28,16.

Pode parecer pequena coisa mas no total estas duas operações somaram R$844.206,00 (lá se foi quase 1 milhão de reais abaixo do preço do fechamento e o pior fora do horário do after market).

Em alguma corretoras este erro apareceu como se a operação tivesse sido realizada em horário inferior às 17:00hs porém a operação foi listada após a última negociação do leilão de fechamento.




Como se não bastasse a falha acima a bolsa de valores nesta semana apresentou uma nova pegadinha:

Negociações na BM&F param por problema técnico
(BM&F Bovespa informou que falha no disco de armazenamento de dados causou pane)
Gustavo Kahil, de EXAME.com

02/06/2010 | 17:55
"São Paulo - As negociações do segmento de derivativos da BM&FBovespa (BVMF3) enfrentam problemas técnicos desde a tarde desta quarta-feira (2). A bolsa informou que uma falha no disco de armazenamento de dados ocasionou a paralisação do sistema GTS (Trading System), plataforma que comanda as negociações de derivativos na BM&F."

Uma notícia bastante preocupante principalmente para quem está comprado nas ações da BVMF3, toma cuidado pois se a JP Morgan resolver vender o que comprou na semana passada o ativo pode cair 6% com facilidade.

Wall Street fecha em alta impulsionada por tecnologia

Plantão | Publicada em 03/06/2010 às 17h59m
Reuters/Brasil Online

NOVA YORK - As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta quinta-feira, impulsionadas pelo avanço de ações do setor tecnológico e diante de expectativas de investidores de um forte relatório sobre o mercado de trabalho norte-americano na sexta-feira.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, exibiu valorização de 0,06 por cento, aos 10.255 pontos. O Standard & Poor's 500 avançou 0,41 por cento, para 1.102 pontos. O indicador tecnológico Nasdaq subiu 0,96 por cento, para 2.303 pontos.

As ações tiveram um dia de vaivém, com o humor dos investidores oscilando por diversos fatores, incluindo a resistência técnica de índices de ações, a fraqueza do euro e dados sobre emprego animadores.

As ações de tecnologia, que figuraram entre as maiores ganhadoras da sessão em meio às esperanças de recuperação econômica, lideraram o rali.

As ações da Microsoft avançaram 1,5 por cento, para 26,86 dólares, depois que o presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer, disse que a gigante de software vai continuar a prosperar mesmo com a transição dos PCs para outros dispositivos.

O giro financeiro em Wall Street foi relativamente fraco na véspera de dados do governo sobre o mercado de trabalho na sexta-feira. A expectativa é que os EUA tenham criado 513 mil empregos em maio.

Em uma manhã carregada de indicadores, investidores tiveram uma prévia do que poderá vir no relatório de trabalho na sexta-feira.

De acordo com a ADP Employer Services, o setor privado dos EUA abriu 55 mil vagas em maio, ante 65 mil postos gerados em abril (dado revisado para cima). Além disso, o Departamento do Trabalho informou que os pedidos de auxílio-desemprego no país caíram na semana passada dentro do esperado.

Também foi divulgado que o setor de serviços cresceu em maio pelo quinto mês consecutivo, segundo o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês), mas o Departamento do Comércio revelou que os pedidos às fábricas cresceram menos que o previsto em abril.

Por Leah Schnurr

Bolsas da Europa fecham em alta com ajuda do petróleo

Plantão | Publicada em 03/06/2010 às 13h15m
Reuters/Brasil Online

LONDRES (Reuters) - As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, com o principal índice do continente na máxima em duas semanas, com ações de companhias de petróleo liderando os ganhos em meio à alta da commodity, além de crescimento do setor de serviços da zona do euro.

O FTSEurofirst 300 subiu 1,28 por cento, a 1.016 pontos, o maior patamar desde o dia 18 de maio. O índice, porém, segue mais de 8 por cento abaixo do pico de meados de abril, com as preocupações sobre os efeitos da crise da dívida de países europeus na recuperação econômica global.

"É um rali de alívio..após esses dias e semanas horríveis com a tragédia Grega e europeia", disse Franz Wenzel, estrategista na AXA Investment Managers, em Paris.

"Mas não vemos nenhuma melhor, econômica ou em termos de valor. Esperamos que as ações operem dentro de um intervalo. Para as ações europeias voltarem à tendência ascendente, temos que ver uma coerência política, o que não está em vista."


As ações de empresas de energia estiveram entre as maiores altas, com os preços do petróleo valorizando-se após o relatório dos estoques do óleo do governo dos Estados Unidos mostrar uma queda acima do esperado na semana passada.

BG, Royal Dutch Shell, Total e ENI subiram entre 1,6 e 3,1 por cento.

Dados na Europa também mostraram que o setor de serviços da zona do euro continuou crescendo em maio, segundo dados revisados divulgados nesta quinta-feira. O índice Markit sobre essa atividade subiu para 56,2 maio ante 55,6 em abril e superior à leitura preliminar .

Em LONDRES, o índice Financial Times fechou em alta de 1,16 por cento, a 5.211 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX avançou 1,23 por cento, a 6.054 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,59 por cento, a 3.557 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib valorizou-se 1,51 por cento, para 19.473 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 subiu 0,09 por cento, para 9.276 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 elevou-se em 1,08 por cento, para 7.131 pontos.

(Reportagem de Brian Gorman)

Petrobras nomeia bancos para oferta pública de ações

Plantão | Publicada em 03/06/2010 às 09h01m
Reuters/Brasil Online


SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras nomeou o Bank of America Merrill Lynch, o Bradesco BBI, o Citi, o Itaú-BBA, o Morgan Stanley e o Santander como coordenadores globais de oferta pública de ações da companhia, conforme comunicado divulgado ao mercado na noite de quarta-feira.
A oferta de ações visa a capitalização da companhia, que faz parte do projeto de desenvolvimento do pré-sal que está em análise no Congresso
A Petrobras marcou para o próximo dia 22 assembléia geral extraordinária para aprovar o aumento de capital e autorizar o Conselho de Administração da estatal a definir o volume financeiro que será captado.
(Por Paula Arend Laier)