terça-feira, 22 de junho de 2010

Petrobras ou Petromico - O que pensar depois da Reunião de Capitalização

Depois de toda aquela novela por parte dos políticos para dar continuidade o processo de capitalização da Petrobras, finalmente após a tão esperada Assembléia tudo ficou como estava.
Mas como assim.... a Assembléia limitou-se a apenas aprovar o processo de capitalização que ainda está sombrio e cheio de mistérios. Mas nem tudo é tão misterioso. Assim, os minoritários já saíram confiantes que tal medida será extremamente prejudicial aos "investidores minoritários".

Gostaria de dar destaque para nota de alguns jornais:
Acionistas minoritários presentes hoje à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras fizeram questão de se manifestar contra a capitalização da companhia, que teve como primeiro passo a autorização obtida hoje para aumento do limite de capital. O administrador de empresas Romano Allegro chegou a ler um texto de duas páginas criticando a capitalização.
"Ocorre que a companhia está pretendendo fazer a capitalização numa única vez, num momento de extrema aversão ao risco, em consequência da crise europeia, onde muitas empresas suspenderam seus aumentos de capital", diz o texto lido por Allegro.
Allegro não descarta ir à Justiça contra a possibilidade de que a União use títulos públicos para colocar recursos na empresa, enquanto os minoritários terão que fazer aportes em dinheiro. "Foi uma coisa unilateral, brutal", reclamou Allegro, que tem cerca de 17 mil ações ordinárias da companhia. " - Valor Online

Curioso nestas declarações é que fica evidente que o investidor brasileiro se mete nas furadas num risco que já deveria ter ciência e depois quando cai na real, reclama.

Vamos explicar melhor essas afirmativas:

Quem ai fez cursinho da Bolsa comprou aqueles DVDs mirabolantes para entrar no universo da bolsa já tendo na cabeça a certeza de duas coisas boas pra vida dele como investidor, comprar VALE e PETR.
Agora alguém ai poderia refletir se alguma corretora ou grupo de investimentos algum dia em 2009 afirmou que investir na Petrobras está acima do risco pra quem acredita em "BLUE CHIPS"?

Desde 2009 eu tenho afirmado que a Petrobras não é Blue Chip simplesmente porque ela não faz mais parte do  Indice Governança Corporativa que a princípio a exclusão deste índice é de péssima segurança ao investidor. Em 2009 eu vi vários mega economistas nas bloomberg e nesses jornais da vida falando mal das empresas do EIKE que tudo lá era virtual, mas por mais virtual que tudo seja na cabeça deles, TODAS as empresas do Eike fazem parte do Indice Governança Corporativa, (exceto a recém integrada na bolsa, OSX).
Mas são estes mesmos analistas e economistas que vão falar pra você investidor que comprar Petrobras é um bom negócio.
Seria um bom negócio confiar numa empresa em que o governo federal faz dela palanque político, é de se confiar que se a Vossa Excelência, o Presidente da República canetar uma demissão ele põe pra fora o Presidente da Petrobrás (quarta maior empresa de energia do mundo), o motivo não interessa ele pode fazer isso simplesmente por questão política e ficará por isso mesmo.

Então pra aplicar na petrobras o investidor tem que saber disso e mais que como ela não faz parte do Indice Governança Corporativa vários informações podem estar sendo omitidas.

Saber que a petrobras vai dar lucro todo mundo sabe até porque ela trabalha com o tal OURO NEGRO que para nossa felicidade existe em grande abundância no nosso país. Sendo assim, lucro o investidor vai ter,  porém pode ter um lucro abaixo da média de mercado em comparação com outras empresas do tipo Blue Chip. Comprar Petro pra viver de Dividendos e JCP eu considero furada em comparação a outras empresas com melhor divisão de lucros e mais autonomia de mercado.

Apostar na petrobras como investimento é apostar em decisões unilaterais com vícios de transparência, Petrobras é sim ativo da bolsa de potencial especutalivo.
A bolsa brasileira é composta de centenas de empresas com muito mais margem de lucro pra longo prazo do que a Petrobras, isso poucos explicam naqueles cursos e livros sensacionais que vemos por ai.

Tem muita gente comentando que to esculachando pra todo lado, porém eu faço isso porque que estou de saco cheio de ver um monte de gente de boa fé tomar preju porque os mestres do mercado com décadas de experiência não evoluíram suas idéias e visão sobre o mundo em que vivemos. Eu sei o quanto deve ser duro para um brasileiro juntar dinheiro pra depois botar numa empresa cheia de vícios e bom perspectiva de crescimento abaixo do IBOV ficar passando stress e ver seu capital depreciar ou demorar a dar o mesmo resultado que outras empresas de mesmo peso estariam proporcionando.


Ductor
http://ductortrader.blogspot.com/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Análise do IBOV e o Efeito Manada (21 de Junho)

Como já foi alertado final da semana passada tudo indica uma realização para esta semana.

Infelizmente não tenho como apresentar uma análise gráfica de tudo que usei pra justificar esta postura pois olhar só pra o Ibovespa é de longe a melhor forma de fazer uma análise para esta semana.

A maior prova de que o mercado comprador está saturado deu-se no meio da euforia de hoje (vide matéria anterior).

Quem imaginava que uma abertura forte como a de hoje com vários ativos bombando mais de 2% terminaria de forma tão bizzara?!?! Basta olhar para o diário do DowJones para ver o tamanho da sombra de compra vencida pelos vendedores.

Hoje foi um dia típico daqueles em que provamos que 90% de quem opera na bolsa acaba se tornando perdedor, imagine o número de traders que compraram ativos no topo do dia.

Num dia desses quem não tem disciplina toma prejuízo por participar do "EFEITO MANADA".

No Chat de Hoje do Clube Bovespa os participantes VIPs estavam desesperados pois tudo subia 3% há mais de 2 horas e ninguém do ainda tinha passado uma dica de entrada, e foi essa disciplina evitou com que dezenas de pessoas tomassem prejuízo com o Efeito Manada daqueles outros 90% que operam na bolsa pra perder dinheiro.

Ai tenho certeza de que você vai falar que a VALE5 arrebentou... engano seu. A VALE5 arrebentou pra quem estava comprado desde sexta feira. Abertura 42,01 / Fechamento 41,85, ou seja, quem entrou na abertura está com prejuízo e o mesmo ocorreu em dezenas de ativos de peso da bolsa. Sabido foi quem vendeu na abertura zerando posição num ativo que está mais para corrigir do que para subir.

Tenho visto ainda muito brasileiro comprando petr4 principalmente no after, sem palavras realmente tem muita gente sem noção operando na bolsa.

Hoje de manhã eu recebi uma mensagem de um visitante me sacaneando que o IBOV estava bombando e que eu tinha previsto uma realização. Realmente o IBOV bateu 1,65% de alta e fechou com 0,60% ai eu pergunto esses 1,05% de diferença não saíram do bolso de ninguém neh....
Mas pelo horário da mensagem o investidor deve ter perdido os tais 1,05% em relação ao máximo e fechamento do dia.

Pra semana o clima é de muita atenção e cuidado com Swing Trades to acreditando numa realização até os 63K do IBOV e espero que seja o máximo mas tudo dependerá de inúmeros fatores.

Outra coisa... hoje um colega me falou que num CHAT de uma bem famosa equipe de Trades que vendem DVDs e dão vários cursos foi dito que "...pro trader a notícia não importa..." eu tenho certeza que muitos vão saber qual é essa equipe e deixo o aviso pra tomarem cuidado pois muita gente nesse mercado ganha dinheiro mesmo é dando aula e vendendo DVDs e ai entra aquela história de que Ações são pra longo prazo.

Quem tiver lendo este post toma cuidado conteste tudo até mesmo o que eu escrevo aqui mas nunca... nunca mesmo ignorem uma notícia e muito menos façam trade sem acompanhar informes online pois a sua sobreviência depende mais dessas notícias do que da própria análise gráfica em sí.

Ductor
http://ductortrader.blogspot.com/

Bolsas dos EUA fecham em queda após momento de euforia com China

NOVA YORK - As bolsas de valores dos Estados Unidos mais uma vez sucumbiram a uma onda de vendas no final da sessão e terminaram em baixa nesta segunda-feira, fraca de volume de negócios.

Esperanças quanto a uma nova flexibilização do iuan se transformaram em dúvidas sobre a velocidade e a magnitude das intenções de Pequim.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve oscilação negativa de 0,08 por cento, para 10.442 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,90 por cento, para 2.289 pontos. O Standard & Poor's 500 perdeu 0,39 por cento, para 1.113 pontos.

O tom negativo do mercado erodiu o otimismo inicial com os benefícios da decisão chinesa. As ações abandonaram os ganhos à medida que investidores questionaram a eficácia do que espera-se que seja uma mudança gradual no iuan.

"O anúncio foi considerado construtivo, mas os mercados foram incapazes de sustentar essa euforia uma vez que olharam para os detalhes", disse John Brady, vice-presidente sênior da MF Global, em Chicago.

Enquanto o viés positivo com a decisão chinesa se esvaiu, o pessimismo de que o plano levaria a um aumento nos custos de importações da China pesou sobre as varejistas norte-americanas. As ações do Wal-Mart, componente do Dow Jones, caíram 1 por cento. O índice de varejo do S&P cedeu 1,7 por cento.

"Parece que tudo de baixo custo das varejistas é feito na China", afirmou Brian Gendreau, estrategista de mercado da Financial Network Investment Corporation, em El Segundo, Califórnia.

As perdas foram ainda maiores no Nasdaq, devido à fraqueza dos papéis de grandes companhias de tecnologia. Amazon.com caiu 2,6 por cento, após a varejista online cortar o preço do Kindle para 189 dólares, ante 259 dólares. As ações do Google recuaram 2,3 por cento, enquanto as da Microsoft cederam 1,9 por cento.

Os mercados abriram em alta, com investidores afirmando que o movimento da China em relação ao iuan poderia elevar os prognósticos de lucros para as multinacionais. As ações da Freeport-McMoRan Copper & Gold avançaram 3,3 por cento e as da Alcoa, componente do Dow Jones, saltaram 5,5 por cento.

(Reportagem adicional de Matthew Lynley)  RYAN VLASTELICA  REUTERS