segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Com otimismo dos analistas, Cielo sobe 14,6% na semana e lidera ganhos do Ibovespa

As ações ordinárias da Cielo (CIEL3) apresentaram um forte desempenho ao longo da semana e lideram as altas entre as ações que compõem o Ibovespa no período. Os papéis da empresa apresentaram variação positiva de 14,62% na passagem semanal, encerrando esta sexta-feira (18) cotados a R$ 13,25. Enquanto isso, o Ibovespa subiu 3,52% na semana.
Mesmo fechando o último trimestre de 2010 com um lucro líquido de R$ 444,5 milhões, crescimento de apenas 0,6% em relação a igual período de 2009 e queda de 9% frente ao quarto anterior, as ações da Cielo não mostraram grande impacto aos números. O investidor parece ter se animado com os planos da empresa, reiterado pelo presidente Rômulo de Mello Dias, e as ações da companhia iniciaram a semana em alta.
Analistas otimistas
Na última segunda-feira (14), a Fator Corretora elevou sua recomendação da CIEL3 para compra, com perspectiva positiva para a companhia nos próximos exercícios. Segundo a equipe da corretora, o mercado já precificou o aumento da concorrência e, na análise da Fator, a Cielo é superior a Redecard (RDCD3).
Para a corretora, na comparação entre as duas principais credenciadoras brasileiras, a preferência fica com a Cielo por causa da maior capilaridade de sua rede, "sobretudo em regiões com maior potencial de crescimento", e pela expectativa de expansão nas receitas de pré-pagamento, que em comparação com a Redecard possuem participação bem menor na composição do volume de crédito transacionado.
O Morgan Stanley também se mostrou mais otimista com o setor e também deu ênfase à Redecard. Segundo os analistas do banco de investimentos, as recentes quedas das ações já refletem o cenário desafiador das companhias, que deverão ter impactos em seus lucros por conta da concorrência cada vez mais acirrada no mercado brasileiro.
Destaque também no último pregão
Vale destacar que as ações da Cielo foram destaque de alta no último pregão, liderando os ganhos do Ibovespa na quinta-feira (17). Logo atrás delas, apareceram as ações da Redecard, que também foram positivamente impactadas pela análise do Morgan Stanley e pela mudança na presidência da empresa.
O diretor presidente da Redecard, Roberto Medeiros, deixará a empresa no dia 15 de abril. Em seu lugar, assumirá Claudio Takashi Yamaguti, atual diretor do Itaú Unibanco (ITUB4). Em nota, a empresa afirmou que ambos conduzirão uma agenda de transição nos próximos 60 dias, garantindo a continuidade dos projetos existentes.