quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pres. do BNDES defende uso de caixa de ferramentas contra queda do dólar

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que o governo deveria utilizar a "caixa de ferramentas" para evitar uma apreciação excessiva do real.


O executivo ressaltou que o assunto é preocupação em todos os países que apresentam condições para atrair fluxo financeiro das economias mais desenvolvidas, caso, segundo ele, da economia brasileira.

"A economia brasileira reúne um conjunto de condições para atrair investimento direto, para atrair investimento em renda variável, para atrair operações de carry trade (tomar dinheiro emprestado em um país e investir em outro com taxa de juros maior) em renda fixa. Tem condições para atrair tanta coisa que realmente constitui um desafio grande para as autoridades macroeconômicas criar instrumentos de resistência", frisou Coutinho, que participou de palestra no Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), no Rio de Janeiro.

Coutinho defendeu uma "ação" para evitar uma apreciação exagerada do real, mas argumentou que a maneira como o processo será feito é de competência do ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central.

"Considerando o interesse nacional não é sensato permanecer inerte diante dessa avalanche de ingresso de capitais que pode pressionar muito a taxa de câmbio", disse Coutinho, defendendo a necessidade de utilizar as armas disponíveis para combater o tombo do dólar.

"Acho que devemos aumentar a nossa caixa de ferramentas e fazer uso. Mas quais ferramentas e como, prefiro não comentar porque não é matéria de minha competência", acrescentou.

(Rafael Rosas | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário