segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Ações da Vale serão negociadas na Bolsa de Hong Kong

A brasileira Vale, maior produtora de minério de ferro do mundo, vai negociar suas ações na Bolsa de Hong Kong, a partir da próxima quarta-feira, de olho nos investidores asiáticos, principalmente os chineses. Os papéis da mineradora serão negociados em duas classes de Hong Kong Depositary Receipts, que são recibos de ações dos papéis listados na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Ou seja, a empresa não vai lançar novos papéis nem captar recursos, apenas vai negociar ações já existentes em outra Bolsa de Valores.
Segundo o diretor-financeiro da Vale, Guilherme Cavalcanti, a empresa está confiante no crescimento da China e de outros emergentes da Ásia, diante de um cenário mundial de baixo dinamismo dos paísesdesenvolvidos. No ano passado, a China respondeu por 37% das receitas da mineradora.
- Nosso compromisso com a Ásia é de longo prazo, então não estou preocupado se os papéis serão um sucesso daqui a seis meses - afirmou o diretor - financeiro.

A Vale pensou em listar ações em outros mercados asiáticos, mas escolheu a Bolsa de Hong Kong, porque esta é maior, tem muitos investidores individuais se atrai aplicadores da China e de outros vizinhos, segundo Roberto Castello Branco, diretor de Relações com Investidores da companhia.
A empresa pretende disponibilizar 652 milhões de ações ordinárias (ON, que dão direito a voto na empresa ao investidor) e preferenciais (PN, sem esse direito). A companhia também negocia hoje recibos de suas ações da Bovespa na Bolsa de Nova York e na Bolsa de Paris. Somados os papéis em circulação, o valor de mercado da mineradora chegava a R$ 284 bilhões na última sexta-feira.
Cavalcanti disse neste domingo que que a Vale não projeta captar novos fundos em Hong Kong, mas que "essa possibilidade sempre existe no futuro". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário