sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bernanke se mostra mais confiante com recuperação

A economia dos Estados Unidos pode finalmente estar acertando seu passo, mesmo que o crescimento ainda esteja muito fraco para realmente diminuir a taxa de desemprego, disse nesta sexta-feira o chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke.
Sem dar pistas sobre a futura direção da política monetária, Bernanke pareceu um pouco mais otimista, embora ainda cauteloso, citando a melhora nos gastos dos consumidores e a queda dos pedidos de auxílio-desemprego como sinais de que a frágil recuperação está ganhando corpo.

"Temos visto evidências crescentes de que uma recuperação autossustentável dos gastos dos consumidores e das empresas pode estar acontecendo", disse Bernanke em seu primeiro depoimento ao Congresso desde que o Fed lançou o controverso plano para injetar 600 bilhões de dólares na economia.
Os comentários vieram a público uma hora após o Departamento de Trabalho reportar que a economia gerou 103 mil empregos em dezembro, número que decepcionou o mercado. A taxa de desemprego recuou a 9,4 por cento, contra 9,8 por cento, mas o declínio se deveu em parte ao preocupante número de pessoas deixando a população economicamente ativa .

Bernanke, cujo testemunho ao Comitê de Orçamento do Senado foi enviado ao Congresso antes dos dados de emprego, defendeu a compra de títulos pelo Federal Reserve ao destacar a fraqueza no mercado de trabalho e o que ele vê como riscos associados à inflação muito baixa.
"O desemprego persistentemente elevado, ao minar a renda e confiança, pode ameaçar a força e a sustentabilidade da recuperação", disse Bernanke.
"A inflação muito baixa aumenta o risco de que novos choques adversos possam empurrar a economia para a deflação. A deflação induzida por uma ociosidade econômica pode levar a períodos ampliados de performance econômica fraca."

Nenhum comentário:

Postar um comentário