sexta-feira, 16 de julho de 2010

Bovespa lança simulador de ações semelhante ao Home Broker

SÃO PAULO - A Bolsa de Valores de São Paulo (BM FBovespa) lançou hoje um simulador gratuito do mercado de capitais para quem tem interesse em aprender mais sobre o pregão e negociação de ações via internet antes de investir seu dinheiro.
Ao se cadastrar no SimulAção, no site da Bolsa (www.bmfbovespa.com.br/simulacao), o participante recebe um valor virtual de R$ 100 mil para comprar ações fictícias das empresas atualmente listadas na Bovespa.
Com a carteira montada, o "investidor" poderá acompanhar o desempenho dos papéis e receber créditos em sua conta virtual relativos a proventos como dividendos e juros sob capital próprio. Há ainda a possibilidade de criar grupos de participantes, como de empresas ou de escolas, por exemplo.

O SimulAção é semelhante ao Home Broker, programa utilizado pelos investidores reais para operarem por meio da internet. O simulador da Bovespa também possui gráficos e tela de envio de ordens e utiliza valores baseados nos preços praticados pelo mercado.
A Bovespa ainda oferecerá prêmios aos investidores virtuais com melhor desempenho. Na categoria geral, o primeiro colocado receberá R$ 5 mil para aplicar em ações; o segundo leva um iPad e, o terceiro, um iPhone. Nas categorias universitário e mulheres, os prêmios são, na ordem, um iPad; um iPhone e um iPod. A premiação será anual.

A iniciativa anunciada hoje faz parte do programa de popularização da Bolsa. No site da BM FBovespa há outros simuladores, como o de Mercado Futuro, para entender sobre derivativos, e o do Tesouro Direto, para investimentos em títulos públicos. De acordo com a Bovespa, os simuladores patrocinados pela instituição têm mais de 800 mil participantes inscritos.

(Ana Luísa Westphalen | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário