terça-feira, 13 de julho de 2010

Deutsche prefere ações de petrolífera Russa no lugar de Petrobras


SÃO PAULO - Se normalmente o valuation de uma empresa russa leva em conta um risco político e regulatório maior do que no caso brasileiro, atualmente, para o setor de petróleo, o cenário se inverteu: com incertezas sobre a capitalização da Petrobras (PETR3, PETR4) e melhoras na carga tributária russa, os analistas do Deutsche Bank acreditam que nomes como a Rosneft, petrolífera estatal russa, devem ter performance superior à petrolífera brasileira no curto e médio prazo.
"Uma sólida posição doméstica, controle e influência do governo são as principais semelhanças entre a Rosneft e a Petrobras", observam Pavel Kushnir, Marcus Sequeira e Tatiana Kapustina, que assinam o relatório.
Rússia X Brasil
No caso da empresa russa, as mudanças potenciais na taxação representam um risco de upside às projeções de margens e de crescimento para a Rosneft. O estado deve mudar os impostos baseados na receita corrente para um sistema que leva em conta o lucro, o que deve ser positivo para as empresas do país.
No Brasil, por outro lado, a regulação recentemente proposta muda a posição do governo em relação ao setor. "Enquanto a regulação anterior era marcada pela transparência, simplicidade e afabilidade com o mercado, a nova requer um envolvimento maior do governo federal na indústria", alertam os analistas. Eles citam a criação de uma nova estatal, o sistema de partilha  e o fortalecimento da Petrobras como exemplos.
Desempenho das ações
A capitalização da Petrobras deve ser uma "grande transação", diz a equipe, provavelmente afetando as ações do setor em âmbito global, e particularmente os papéis das empresas de mercados emergentes. "Assim, não descartamos um movimento de venda das ações de petrolíferas russas", analisam. Ainda assim, as incertezas relacionadas à Petrobras sustentam a expectativa de que as empresas russas terão desempenho melhor que a brasileira.

Por: Beatriz Nantes
12/07/10 - 16h24
InfoMoney


Nenhum comentário:

Postar um comentário