terça-feira, 23 de novembro de 2010

Dilma convida Tombini para comandar BC

A presidente eleita Dilma Rousseff convidou nesta terça-feira o diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, para substituir Henrique Meirelles no comando do BC, segundo notícia do site do jornal Folha de S.Paulo.
Ainda segundo o site, que não citou fontes na reportagem, Dilma já chamou Miriam Belchior para ocupar o cargo de ministra do Planejamento, no lugar de Paulo Bernardo.
Com Guido Mantega, que continuará como ministro da Fazenda, as escolhas completam o trio que formará o Conselho Monetário Nacional (CMN) no governo Dilma. Mantega foi convidado e aceitou continuar à frente da Fazenda na semana passada.
Mas nenhum anúncio oficial foi feito até agora. Nesta tarde, Helena Chagas, assessora de imprensa da presidente eleita, disse que os nomes devem ser formalizados até quinta-feira. Ainda segundo a assessora, Dilma deveria se reunir com Meirelles entre esta terça e quarta-feira.
A escolha de Tombini representa uma solução caseira para o comando do BC e era o nome mais mencionado na imprensa nos últimos dias, a partir do momento que ficou claro que Meirelles não continuaria no cargo.
Tombini, que é bem-visto pelo mercado, já fora cotado meses atrás, quando o presidente do BC chegou a pensar em deixar o banco para disputar as eleições de outubro.
A ansiedade entre os investidores cresceu desde que fontes confirmaram a manutenção de Mantega, considerado menos rigoroso com os gastos públicos, à frente da Fazenda. Parte do mercado gostaria de ter um contrapeso a Mantega no comando da autoridade monetária, que poderia continuar sendo o próprio Meirelles.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário